Versículos

O amor


O amor é a maior força existente no mundo. O Amor é mais poderoso que o ódio e a vingança juntos. Se você quiser vingar-se de alguém, ande em amor, e com certeza você vencerá a ambos.
O apóstolo Paulo em sua primeira carta aos Coríntios no capítulo treze e versos de um a oito, retrata muito bem essa força quando diz que,


“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.

O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor “jamais acaba;...”.
Bem diferente do que somos informados todos os dias pelos meios de comunicação, onde a violência cresce assustadoramente em nome do amor.

Existe basicamente três tipos de amor:

1- AMOR ÁGAPE
2- AMOR FILEO
3- AMOR EROS

AMOR ÁGAPE

Ágape, é o amor de Deus para com a humanidade, É incondicional. Deus nos ama, mesmo que o rejeitemos. “... Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Rm 5:8).
O Amor Ágape considera a pessoa valiosa e preciosa independentemente, da sua maneira de ser, daquilo que ela é ou faz. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3:16).

AMOR FILEO

Depois do amor de Deus, o amor de mãe é o amor mais puro. No entanto é bastante egoísta!
As mães protegem e decidem de tal modo a vida dos seus filhos, que mesmo que eles atinjam a maioridade, casem-se tenham seus próprios filhos continuam a ser o bebê da mamãe
. Este tipo de amor ainda contempla o prazer, a realização e os interesses pessoais. Não deveria, mas, Normalmente, criamos amizades com pessoas cujas características nos agradam, cujos interesses intelectuais e gostos compartilhamos. Desejamos que estes relacionamentos sejam agradáveis e nos beneficiem de algum modo. Damos, sim, amizade, atenção e ajuda, mas com alguma motivação egoísta. Mesmo assim, Fileo é o tipo de amor mais elevado que Eros, Nesse tipo de amor, “nossa” felicidade é mais importante do que “minha” felicidade. 

AMOR EROS 

Eros é o amor pelo outro. Este deve ser o amor entre um homem e sua mulher e vice versa. Mas, na sociedade atual hoje em dia, é considerado também o amor entre pessoas do mesmo sexo, ou seja: de homem para homem e de mulher para mulher.
Esse tipo de amor pode até incluir algum sentimento verdadeiro, mas é, básica e tão somente, atração física, desejo sexual e expectativa de satisfação pessoal. O Eros apresenta-se como amor pelo outro, mas na verdade é o amor por si próprio.
Sua melhor definição é “Eu amo você porque você me faz feliz”. “Eu me sinto fortemente atraído por sua beleza e sensualidade! Porém, quando uma ou mais destas características desaparecem, o amor morre”. Esse tipo de amor só quer receber. Infelizmente, a maioria dos jovens escolhem o namorado ou a namorada com base apenas neste tipo de amor. A intensidade do desejo prejudica o amor verdadeiro. Os namorados, mesmo não sabendo quase nada um do outro, pensam que esse tipo de amor os manterá juntos. Mas isto dificilmente não acontece. Seu amor não é o verdadeiro amor. 
O amor verdadeiro leva-nos à entrega total pela felicidade do outro, E é só através do amor que podemos  adorar a Deus.
J. P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário