Versículos

A vontade de Deus e o livre-arbítrio

Nós sempre aprendemos que somos livres, que temos o poder de decidir o que vamos fazer, o que queremos ser, o que vamos comer, beber, vestir, enfim, temos o livre-arbítrio.
Este assunto é muito importante, mas pouco ensinado e pouco compreendido na igreja moderna hoje. É de vital importância compreender em que sentido a vontade do homem é livre.
Com a queda no pecado, o homem perdeu completamente toda a sua habilidade de fazer o bem espiritual que acompanha a salvação. Por isso, o homem natural é inteiramente adverso a isto, e está morto em seus delitos e pecados. Ele não é capaz de se converter por seu próprio esforço, e nem mesmo de se dispor a isso. Esta escrito “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, – pela graça sois salvos” (Ef 2:1-5). 
Em se tratando da salvação da alma, será que ela depende da disposição do homem para ser salvo? É certo que não, ninguém é salvo contra sua própria vontade; Mas, Deus em sua infinita bondade molda o pecador de tal forma que cria nele o desejo de obter a salvação. “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade”. (Fp 2:13).
É bem verdade que a bíblia diz: “Quem quiser, venha”, mas, a mesma Bíblia ensina que a salvação, depende não da disposição do homem, mas sim da disposição, da graça e do poder de Deus. Ele não exclui ninguém do convite para se salvar; “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”. (Mateus 11.28) Nenhum homem é salvo contra a sua própria vontade. Mas o agir do Espírito de Deus se realiza no sentido de transformar a vontade humana e, assim fazer com que alguns homens estejam dispostos a segui-lo e se salvar da condenação eterna. "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus" (Efésios 2.8). O Espírito de Deus age. Se não fosse a vontade de Deus, todos estariam no inferno. “Porque a graça de Deus” se há manifestado trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo, o qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras". (Tito 2:11-14).
Portanto, Deus escolheu para si um povo, e com os escolhidos, ele trabalha para resgata-los da perdição eterna, mas, dando a todos o poder de decisão, Deus não obriga ninguém a segui-lo, apenas mostra o caminho e te da às diretrizes da salvação, você é livre para aceita-la ou não.
Vale lembrar que toda escolha tem uma consequência boa ou má, você é o único responsável pela sua escolha. Se você deixar Deus guiar a sua vida, terá feito a melhor escolha e certamente estará seguro em sua vida eterna. Ouça o que o Apostolo Paulo diz "Aqueles que se deixam controlar por sua natureza pecaminosa, vivem tão-somente para agradar a si mesmos; mas aqueles que são controlados pelo Espírito Santo, só querem fazer as coisas que agradam a Deus". (Romanos 8:5)
J. P.