Versículos

A fé sem obras é morta



“Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?” (Tg 2:14)
Um alpinista famoso e experiente, foi escalar sozinho. Embora soubesse dos perigos, subiu com dificuldades um monte altíssimo, venceu seus limites, mas, o pior aconteceu. Na descida, um acidente... A corda arrebentou-se, ele caiu sem poder fazer nada para evitar a sua morte. De repente em meio ao silencio percebeu que apesar de ferido, estava vivo.
Porem com tristeza lembrou, estava vivo, mas, por quanto tempo? O que lhe sustentava era apenas a corda de segurança. Por mais que tentasse vencer o medo, temia soltar a única coisa que lhe impedira de cair no abismo desconhecido.
Lembrou se então de Deus e começou a pedir fervorosamente... Senhor me salva deste abismo!...Nenhuma resposta.
Pensou que Deus havia lhe esquecido, então disse, Senhor sou o fulano, no passado fui um filho fervoroso e dedicado, buscava-te com alegria, mas quando cresci me envolvi com outras coisas e esqueci-me de ti, mas agora estou nessa situação de perigo e se não estenderes tua mão para segurar-me, morrerei.
Ouviu então uma voz dizendo: “Solte a corda.”.  
 Pensou; essa não é a voz de Deus, se me soltar, a morte é certa. Acho que já estou delirando. Agarrou-se ainda com mais força à única coisa que lhe mantinha vivo.
A voz ainda lhe veio por mais três vezes, e por mais três vezes a reação dele foi a mesma. No dia seguinte, quando a equipe de resgate encontrou seu corpo, ele estava a um metro do chão, porém, agarrado à corda.
Esta ilustração retrata muito bem a falta de fé que a maioria das pessoas tem em relação a Deus. Em situação normal, dizem ter muita fé, mas basta enfrentar uma situação um pouco mais difícil que tenta ser agarrar a sua própria força, esquecendo-se que a nossa força esta em nosso Senhor e salvador.
Se dependermos no nosso próprio poder ou se buscar a nossa própria força, não venceremos. Em todas as nossas lutas, devemos colocar o Senhor em primeiro lugar, no propósito de dar a ele toda honra e todo o crédito pela vitória, pois somos apenas instrumentos do seu poder.
Davi não vacilou, não duvidou nem correu da batalha. Enfrentou o gigante Golias e deu-lhe uma pedrada certeira, derrubando-o por terra. (1Sm17:49). Nós também podemos derrubar os gigantes que nos ameaçam. Para isso, precisamos crer e partir para o ataque. “... Hoje, se ouvirdes a sua voz, (de Deus) não endureçais o vosso coração... (Hb 3:7-8).
J. P.