Versículos

Como vencer a depressão

Como surge a depressão? Quais os sintomas? Você se imagina com depressão? 
A depressão está ligada a alguma perda que tivemos. Por exemplo, a perda de um parente, a perda do namorado(a), da autoestima, a perda do emprego. Também pode estar ligada a uma reação de desapontamento, uma frustração muito grande, como um negócio mal feito, uma decepção gerada na igreja com um membro ou mesmo com seu pastor. Muitos são os fatores que contribuem para o surgimento da
depressão.
Ela parece uma sombra, uma nuvem densa em cima da sua cabeça. Você já se levanta cansado e sem vontade de fazer mesmo as coisas mais corriqueiras do dia a dia, parece que uma escuridão o cerca por todos os lados e você começa a descer ao fundo do poço. A pessoa consegue viver, mas tudo ao seu redor fica sombrio e se sente "pra baixo".
A boa noticia é que a depressão tem cura: Vejamos o exemplo do Apóstolo Paulo quando estava preso dentro de um calabouço romano, escuro e úmido. Com certeza tinha forte razão para um grande desapontamento e cair na depressão. O incansável batalhador do Evangelho estava confinado entre as paredes geladas do calabouço, mas não deixou seus pensamentos afundarem na escuridão das circunstâncias. Não permitiu que a ansiedade, o ressentimento e a raiva o dominassem, ele colocou sua situação depressiva nas mãos de Deus, apontou seu problema para o Céu, e quando fez isso, começou a ver a luz iluminar aquele local. Naquela situação Paulo viu que só Deus era capaz de reverter os seus problemas. Por isso pode então dizer: "As coisas que me aconteceram contribuíram de fato para o progresso do Evangelho". (Fp 1:12). E "Posso todas as coisas naquele que me fortalece." (Fp 4:13). Consolando-se na palavra de  que diz. “Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós, para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.” (1ª Pedro 4:12-13).
Como então podemos superar a depressão?
A fé é fundamental no processo da cura da depressão, e sempre o fator decisivo. É preciso confiar em Deus, Só com confiança em Deus você pode superar todos os seus problemas. Inclusive a depressão. Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". (Mt 11:28)

J. P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário